Há muito tempo o tema “banheiro” é campeão de questionamentos nos estudos que realizo em ambientes comerciais e residenciais, devido a um certo desafio que esse ambiente carrega consigo. Porém, tal tema não precisa ser tratado de forma tão rigorosa como acontece geralmente.
Primeiramente, gostaria de destacar que o banheiro é, sim, um dos ambientes mais preciosos que temos dentro de casa. Antigamente, eles ficavam numa área externa, o que ajudava muito no equilíbrio das energias dentro dos espaços.
Com a modernidade e a construção de imóveis cada vez mais elaborados e confortáveis, o banheiro passou a integrar os ambientes internos das residências. Todavia, esse conforto moderno trouxe um desafio imprevisto, isso se considerarmos que um arquiteto ou projetista nem sempre tem o conhecimento das questões energéticas e nem o olhar do Feng Shui, que trata desse assunto de maneira mais elaborada.
O banheiro nos ajuda a eliminar do nosso corpo aquilo que já não é mais necessário e também nos proporciona momentos de renovação e limpeza através do banho. Apesar desses benefícios, ele possui elementos como os ralos de saída de água e a descarga do vaso sanitário, que são chamados de sugadores de energias. Este conjunto de itens, quando acionado, gera um processo de sugar água e ar. Nessa sucção vai junto a energia que está presente no ambiente e tudo que está ao seu redor.
Quando me refiro aos cuidados com os ambientes da casa, sempre indico que se crie o hábito de fechar as portas de banheiros e lavabos. Esse é o primeiro passo. Depois, comece fechar os ralos com tampas ou colocando objetos sobre eles. Também é bastante importante que, ao acionar a descarga, o tampo do sanitário esteja fechado.
Existem ferramentas que também nos ajudam a tornar o banheiro um ambiente ainda mais leve, saudável e agradável. Exemplo disso são as plantas, que indico para esse espaço, principalmente quando a iluminação e a circulação de ar são boas.
Portanto, se você acreditava que o banheiro é um desafio em relação ao fluxo de energias, agora já sabe que, além de extremamente necessário, ele também merece os mesmos cuidados que a casa.