A ferramenta Ba Guá, utilizada no FENG SHUI, “esconde” em si uma infinidade de informações. Cada figura precisa ser devidamente interpretada e ajustada quando for utilizada com a finalidade de harmonizar ambientes.
As 9 áreas da vida são algumas das informações que estão contidas no universo representado pelo Ba Guá, cuja tradução é oito lados (Ba = oito) e (Guá = lados). Em cada um desses oito lados está presente uma das áreas da vida. Essas áreas são identificadas ao se aplicar essa ferramenta sobre uma planta baixa de um imóvel. Sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, carreira, sabedoria, família e prosperidade completam os oito lados do octógono, utilizado por consultores de FENG SHUI, com o intuito de encontrar cada área pertencente a um espaço da casa.
Você deve estar se questionando sobre a nona área, ainda não mencionada aqui. Ela não pode mesmo ser esquecida, de forma nenhuma, pois é a área que dá equilíbrio para as demais áreas da vida. Estou falando da saúde, que aparece no centro do Ba Guá, sempre representada pelo yin yang, símbolo que também tem uma enorme importância no FENG SHUI.
Cada uma dessas áreas da vida são pontos encontrados dentro dos ambientes e estudados com informações apresentadas pelo morador, indicando quais os desafios frequentemente encontrados por ele em tais áreas. O consultor deverá analisar e dar orientações para que o equilíbrio e o bem-estar possam chegar a esses espaços.
Um dos maiores desafios ao contratar uma consultoria de FENG SHUI é o momento da escolha das áreas da vida que serão harmonizadas nos ambientes. É bastante comum as pessoas dizerem que gostariam de harmonizar todas as áreas. Porém, sempre procuro enfatizar que a área da saúde em desarmonia pode desequilibrar todas as demais áreas do Ba Guá. É importante frisar que a saúde é fundamental para o bem-estar e equilíbrio das pessoas que frequentam esses ambientes.